top of page
  • silmaramrod

Por que a contabilidade é importante?



Mesmo sua empresa sendo pequena uma boa contabilidade faz toda diferença, o barato sai caro, sabe esse provérbio da vovó, então neste caso é verdadeiro!


Sabemos que a contabilidade não é o assunto mais popular nem o mais agradável, mas ela é obrigatória em uma empresa, não é opcional. Os documentos gerados pela contabilidade são exigidos por lei para verificar principalmente se os impostos estão sendo pagos em dia.


Uma boa contabilidade, com profissionais qualificados e com boa comunicação orienta e lembra sempre quando sua empresa precisar fazer algo da rotina contábil, além de estarem sempre atentos as alterações nas leis.


Mais um ponto importante na escolha da sua contabilidade é a disponibilidade do contador para atender a sua demanda, com a correria do dia a dia precisamos sempre de respostas rápidas e assertivas. Lembre de fazer um contrato de prestação de serviços com seu contador, detalhando todo o serviço que ele irá prestar para sua empresa. Também peça para ele tirar, pelo menos a cada seis meses, certidões negativas da sua empresa, elas servem para checar se as obrigações estão em dia.


As principais atribuições de um contador são:

· orientação e escolha do regime tributário mais adequado para a empresa;

· elaboração e envio de documentos legais como balanço patrimonial, declarações, balancete, demonstração de resultado do exercício (DRE) etc.;

· manutenção do registro da empresa junto aos órgãos governamentais;

· conformidade com a legislação fiscal, trabalhista e previdenciária;

· cálculo dos impostos sobre o faturamento;

· cálculo da folha de pagamento dos funcionários entre outras.


A contabilidade também ajuda a decidir qual o melhor tipo, porte e regime tributário para sua empresa e quando ele deve ser alterado com o aumento do faturamento.


Hoje, além da contabilidade tradicional, temos a contabilidade online. Uma vantagem da contabilidade online é o preço e possibilidade de todos os documentos da empresa estarem armazenados em formato digital.

E a sua contabilidade é tradicional ou online?

27 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page