top of page
  • silmaramrod

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA QUE JÁ NASCEU VIRTUAL


O BOG ADVOGADOS já estava na vanguarda e nasceu virtual bem antes da pandemia.

Umas das sócias com quem conversei, a Sandra Brandão, me contou que desde o primeiro dia do escritório montaram pastas virtuais para não ter pastas físicas.

E hoje, depois de quase 10 anos trabalhando remotamente ela enxerga outras vantagens além da diminuição dos custos.


Ela disse que no começo estava condicionada a achar que um escritório precisava de uma estrutura física, salas, recepcionista, telefone fixo, mas depois de um trabalho de coaching e de reflexões com as sócias entenderam que não fazia sentido e que tudo funcionaria muito bem de maneira virtual. Hoje se precisam receber algum cliente presencialmente, podem alugar espaços superpreparados para isso, ou até mesmo pagar um aluguel mensal em algum Co-Working.


A Sandra também me contou que um dos grandes desafios do trabalho remoto é ter a equipe bem conectada e engajada, e por isso começaram a fazer um trabalho com as técnicas da “Open Leaders” e descobriram que o engajamento tem pouco a ver com a presença física e mais a ver com processos de autoconhecimento.

O conhecimento do perfil e dos talentos de cada um da equipe e a transparência das contas do escritório foram fundamental para gerar confiança e melhorar a colaboração e dedicação de todos.


E terminando com uma frase dela que concordo:

“o Trabalho virtual não tem a ver com presença física, mas com abandonar o sistema comando-controle para um processo verdadeiramente colaborativo” .






Sandra Brandão é advogada sócia no BOG Advogados @bogadvogados

Facilitadora formada pela @openleaders e

Fundadora da empresa social @souoqsoma.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page